Guanambi (BA) lança Movimento Compre do Pequeno Negócio

O lançamento acontecerá no gabinete do prefeito Charles Fernandes

Movimento Compre do Pequeno Negócio

BannernaprefeituraGuanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi, a 800 km de Salvador, Bahia, lança nesta sexta-feira (18) o Movimento Compre do Pequeno Negócio para priorizar, incentivar e fortalecer compras de produtos e serviços junto aos pequenos negócios do município.

É uma iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Sala do Empreendedor de Guanambi e do Clube de Diretores Lojistas (CDL).

O lançamento acontecerá no gabinete do prefeito Charles Fernandes. Em 2012, ele ganhou o título de Vencedor Estadual da 7ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) na categoria Crédito e Capitalização. Em 2014, sagrou-se Vencedor Nacional do PSPE na categoria Desburocratização.

A campanha ganhou os estabelecimentos empresariais e até banner na janela da sede da prefeitura.

“Estamos fazendo forte divulgação da campanha”, afirmou ao Portal do Desenvolvimento Local o secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes.

Em 2014, Lopes recebeu o troféu e o certificado da premiação das mãos do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, representando o prefeito Charles Santana.

Essas premiações atestaram que, após regulamentar a legislação de apoio aos pequenos negócios, a prefeitura de Guanambi criou uma série de políticas públicas para que os empreendedores locais fossem assistidos pelo poder público. Inclusive com acesso a crédito sem burocracia.

A criação da Secretaria de Indústria e Comércio foi o primeiro passo para estabelecer um ambiente descomplicado aos empreendimentos locais, inclusive na concessão de microcrédito, segundo aponta o livro da 8ª edição do PSPE.
Prioridade nas contratações

O secretário destacou que, ao implantar o Projeto Guanambi: Cidade Empreendedora, o prefeito Charles Fernandes procurou implementar algumas mudanças para fortalecer o comércio local.

Com as políticas públicas de apoio ao empreendedor da cidade, como o crédito facilitado, a doação de terreno industrial, a qualificação, capacitação e assistência empresarial, como o acompanhamento dos projetos estruturantes, a Gestão Pública Municipal, no primeiro semestre deste ano, passou a

Campanha alcançou boa divulgação, inclusive com a colocação de banner em uma das janelas da Prefeitura de Guanambi / Foto: Divulgação Prefeito Charles Santana: vencedor nacional e estadual do Prêmio Sebrae / Foto: Divulgação

comprar 95% de suas necessidades dentro da cidade de Guanambi, ou seja, mais desenvolvimento econômico local.

“Em 2009, a Gestão Pública Municipal comprava 30% entre micro, normal e empresa de pequeno porte, atualmente, compramos 72% das micro, 11,7% normal e 16,3% e de empresa de pequeno porte, 88,3%”, comparou.

E fez a seguinte recomendação: “Investir nas compras locais, significa buscar um melhor desenvolvimento econômico, capacitando e qualificando as empresas da cidade, gerando mais emprego, renda e minimizando os efeitos negativos dessa ‘crise econômica’. Estamos certos que o caminho para a melhoria econômica em Guanambi passa pela incentivo e pelo fortalecimento do comércio local. Por isso, esse evento #compredospequenos é de extrema importância para uma cidade como a nossa”, afirma o secretário.
Eles fazem a economia girar

No convite distribuído em Guanambi, são citados os principais propósitos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que acontecerá em todo o País no dia 5 de outubro.

“Valorize o pequeno negócio. Esse negócio também é seu”, lembra o convite. “Os pequenos negócios fazem parte da história de todos os brasileiros. Do pão quentinho perto de casa à loja de informática do bairro, são os pequenos negócios que fazem a economia girar de norte a sul do Brasil, são eles que mais geram empregos e promovem o desenvolvimento no lugar onde atuam. É assim, de pequeno em pequeno negócio, que fazemos um grande país. Por tudo isso, o pequeno negócio não é apenas do seu dono, mas de todos aqueles que dele se beneficiam”.

Secretário de Indústria e Comércio, Fabrício Lopes, recebe o Prêmio Sebrae das mãos do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto / Foto: Agência Sebrae

O convite cita as vantagens da valorização dos pequenos negócios:

1 – É perto da sua casa (A padaria da esquina, o mercadinho do bairro, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros produtos e serviços sempre pertinho de casa. É tão comum ter tudo isso ao nosso alcance que nem percebemos como os pequenos negócios fazem parte da nossa história, tornando o nosso dia mais simples);

2 – Ele é responsável por 52% dos empregos formais (Somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Além de 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos no Brasil. Isso faz muita diferença para milhões de trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.);

3 – O dinheiro fica no seu bairro (Comprar do pequeno negócio local faz que o dinheiro fique no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda. Além disso, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos pela cidade, menos stress no trânsito, menos poluição ambiental. Isso também é qualidade de vida!);

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade (Pequenos negócios valorizados movimentam o comércio local e promovem o desenvolvimento social. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços, a atender melhor o cliente. A comunidade agradece a preferência);

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador (O consumidor tem o poder de escolha. Eleger o pequeno negócio na hora da compra ajuda a fortalecer esses segmentos e impulsiona a economia. Portanto, a sua decisão de comprar dos pequenos negócios é um ato que pode transformar o país: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil. Comprar do pequeno negócio é um grande negócio para todos).

Veja vídeo sobre o Prêmio Sebrae alcançado por Guanambi: https://goo.gl/aFUhwI

Data: 18/09/2015
Horário: 8:00h
Local: Gabinete do Prefeito

Maiores Informações
Sebrae Guanambi:
Av. Barão do Rio Branco, 192 – Centro.
Telefone: 77 3451 4557
E-mail: sebraeguanambi@gmail.com

Sala do Empreendedor de Guanambi – BA
Praça Jacinto Lobo – Mercado Municipal Centro.
E-mail: saladoempreendedorguanambi@gmail.com
Telefone (77) 3451-4724.
Acesse, Curta e Compartilhe a nossa fanpage: https://www.facebook.com/saladoempreendedorguanambi

 

Anúncios
por Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Guanambi Postado em Releases

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s